G.P. dos Estados Unidos: Hamilton vence e continua vivo
Lewis Hamilton prometia não baixar os braços e, no seu "rancho do Texas" – quatro vitórias em cinco visitas! –, levantou-os bem alto dominando por completo o G.P. dos Estados Unidos e mantendo-se bem "vivo" na luta pelo título mundial de Fórmula 1. Que melhor local poderia o tricampeão escolher para comemorar a sua 50.ª vitória na F1!
Desta feita – e após um treino intensivo de duas horas no simulador da equipa –, Hamilton esteve impecável no arranque, agarrando o primeiro lugar, enquanto Rosberg se "baralhava" um pouco na trajectória, acabando batido por Ricciardo, a tirar partido dos pneus supermacios. O seu ataque começou assim que os semáforos se apagaram e começou aos poucos a ganhar vantagem. Mais atrás, Hulkenberg batia em Bottas, com o Force India a abandonar e o Williams a atrasar-se irremediavelmente.
Rosberg bem gostava de seguir o colega de equipa, mas ficou metido numa luta tremenda com os Red Bull – inicialmente até com Raikkonen, mas os Ferrari baixariam de forma a partir do primeiro terço de prova… –, entre Ricciardo e Verstappen. Foi na primeira troca de pneus que o alemão tentou virar as coisas a seu favor: enquanto todos montaram pneus macios, Rosberg montou pneus médios, procurando fazer um turno do meio mais longo para, no final, com o carro mais leve, poder até (eventualmente…) montar supermacios para um derradeiro ataque.
Atrás dos Mercedes, Ricciardo perdera já o contacto com Rosberg e também rodava sozinho. Em especial porque a Ferrari voltava a passar ao lado de uma corrida. O australiano voltava ao pódio em Austin. "O arranque correu de acordo com o planeado. Queria apanhar os dois Mercedes, mas só apanhei o Nico o que foi positivo", explicou o australiano. "Mas o Virtual Safety Car é sempre frustrante e, aí, o Nico conseguiu ganhar-me vantagem. Esperava ter tido alguma luta mais tarde, mas foi uma situação que ficou fora do meu controlo".
Com isto, realça-se algumas grandes provas, em especial a luta nas últimas voltas pela 5.ª posição, entre Carlos Sainz (Toro Rosso), Felipe Massa (Williams) e Fernando Alonso (McLaren). Alonso voltou a mostrar-se um dos melhores "racers" da F1, com uma agressividade daquelas de… "take no prisioners"! Afastou Massa numa manobra dura e que provocaria um furo numa das rodas do Williams e foi "para cima" do "afilhado" Sainz, passando-o mesmo na última volta, quando o Toro Rosso estava mesmo sem pneus. Os Comissários investigaram a ultrapassagem de Alonso a Massa mas, para choque dos homens da Williams, não viram nada de mais...
Pos | Piloto | Equipa | Tempo/Dif. | Box |
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01 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1.38.12,618 h | 2 |
02 | Nico Rosberg | Mercedes | a 4,520 s | 2 |
03 | Daniel Ricciardo | Red Bull | a 19,692 s | 2 |
04 | Sebastian Vettel | Ferrari | a 43,134 s | 3 |
05 | Fernando Alonso | McLaren | a 1.33,953 m | 2 |
06 | Carlos Sainz | Toro Rosso | a 1.36,124 m | 2 |
07 | Felipe Massa | Williams | a 1 volta | 3 |
08 | Sergio Perez | Force India | a 1 volta | 2 |
09 | Jenson Button | McLaren | a 1 volta | 2 |
10 | Romain Grosjean | Haas | a 1 volta | 2 |
11* | Daniil Kvyat | Toro Rosso | a 1 volta | 3 |
12* | Kevin Magnussen | Renault | a 1 volta | 1 |
13 | Jolyon Palmer | Renault | a 1 volta | 2 |
14 | Marcus Ericsson | Sauber | a 1 volta | 1 |
15 | Felipe Nasr | Sauber | a 1 volta | 1 |
16 | Valtteri Bottas | Williams | a 1 volta | 2 |
17 | Pascal Wehrlein | Manor | a 1 volta | 2 |
18 | Esteban Ocon | Manor | a 2 voltas | 3 |
19 | Kimi Raikkonen | Ferrari | Roda mal apertada | 3 |
20 | Max Verstappen | Red Bull | Motor | 2 |
21 | Esteban Gutierrez | Haas | Prob. mecânico | 2 |
22 | Nico Hulkenberg | Force India | Colisão | 1 |
Agora, mal tempo há para descansar, pois o Mundial de Fórmula 1 segue já na próxima semana, com o G.P. do México. Onde haverá, certamente, uma enorme festa, pois a lotação do autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México, já está esgotada!